domingo, julho 31, 2011

The End

Hoje recebi a chamada que me apanhou completamente de surpresa.... tinha o ido ver ontem.... morreu... menos de uma semana depois de o termos posto ali morreu.... como é possivel.... não é possivel...
Se ele estivesse comigo ainda estava cá... basicamente matei o ao aceitar ele ir para aquela clinica...
Mas isto não vai ficar assim, eles deixaram no morrer, deixaram no suffocar até à morte durante a noite.
Nunca senti tamanha dor.... parece que me estão a arrancar o coração.

A dor e a culpa... não me vão deixar para o resto da minha vida.

terça-feira, julho 26, 2011

Partida...

Está na hora, depois de amanhã o meu companheiro de 13 anos vai para os cuidados paliativos. Estou confuso, depois de dois - três anos de luta, isto soa a rendição. Devia estar feliz talvez, por me ser retirado este peso... mas ao mesmo tempo sinto me tão triste. Tenho me tentado preparar para a despedida, por outro lado ainda bem que não estou cá quando ele sair...
Sinto que não fiz tudo o que poderia ter feito, gostaria de gritar "NÂO VÁÁÁÁS" mas sou incapaz de o fazer... não sou capaz de mais... estou no fundo dum poço e isto está me a roer por dentro e suponho que me vá roer toda a minha vida.
Amanhã é o ultimo dia que ele vai passar aqui, e eu tenho é vontade de fugir e de fingir que isto tudo nunca aconteceu, que estes últimos 13 anos não tiveram este desfecho...

E ao mesmo tempo, ainda não acabou...

Deveria me sentir feliz por estar com esse peso a menos... mas porquê que a suposta liberdade tem um cheiro a putrefacção...

Este blog encontra-se temporariamente (ou não) encerrado.

sábado, julho 16, 2011

Dieta x Exercicio

"Já" estou abaixo dos 100 quilos para 1m89, acabei de me pesar, e tenho 97 quilitos. Ainda é um peso consequente, mas isso quer dizer que perdi 30 quilos em dois anos, sem nutricionista, sem personal trainer, por mim mesmo.
Perdi muito tempo desses dois anos a errar, pois a Internet e revistas estão repletas de informações erradas, e só passado bastante tempo é que conseguimos ver a diferença entre artigos da tanga e artigos feitos por pessoas que sabem do que falam.
Para chegar onde cheguei hoje foi preciso interessar me por nutrição e exercício, e existe um vasto leque de informações erradas e que levam as pessoas a fazer as escolhas erradas, vou dar um exemplo:
Muita gente diz que para perder peso não se deve comer depois das 19h.... errado...
A balança até pode vos dizer que sim, mas o que perderam foi massa muscular, e é exactamente isso que não querem perder.
Vamos ver dois conceitos:

O primeiro é a fase catabólica do corpo, se não se comer durante entre 2-3 horas, o corpo entra na fase catabólica, em que pensa que está em penúria de alimentos e começa a armazenar gordura, a baixar o ritmo metabólico para gastar menos calorias, e a desfazer músculo pois esses são os maiores queimadores de calorias.
Ora, se não come nada desde as 19h até de manhã.... quantas horas em estado catabólico é que passou... quanto músculo terá sido destruído para perder o seu quilos?
Só por si, ter tecido muscular vai gastando mais calorias, se tem menos, gasta menos. Esta é a razão porque os nutricionista insistem que as pessoas têm de ter 6 pequenas refeições por dia.

O segundo conceito tem mesmo assim um bocadinho a ver com o primeiro:
Proteínas são obrigatórias para dietas, seja ela em batidos (whey) ou peixe, carne ou proteína de soja. Muita gente pensa que proteínas são anabolizantes, que batidos proteinicos são para fisioculturistas, e que fazem mal à saúde. Sem ser água, o nosso corpo é composto maioritariamente por proteínas, se fizer exercício e quiser ganhar algum músculo, vai ter de comer muito peixe e carne, ou beber batidos. Peixe e peitos de frango cozidos são o melhor que podem comer, a carne também é rica em colesterol e gorduras indesejáveis, mas a solução mais barata que o peixe e mais saudáveis que a carne serão os batidos mesmo.
Conforme os músculos vão crescer ao fazer exercício mais calorias o vosso corpo vai gastar no dia à dia, sem fazer nada.
Vão chegar a um ponto em que perdem peso a não fazer nada. E quando chegarem a esse ponto e à meta que se tinham dado, está na altura de equilibrarem a vossa dieta para manter o peso.

Já estou perto da minha meta, quando chegar lá posto fotos, tá prometido.