terça-feira, setembro 09, 2008

Queima das fitas

Este ano em Abril ou Maio já não me lembro bem em que mês foi, fui à queima das fitas duma prima, e ficamos boquiabertos ao ouvir o discurso do "Sr. Bispo" que terminou da seguinte forma, num estádio do Farense cheio de país a quem lhes saiu da pele pagar os estudos dos filhos, os livros, muitas vezes a renda ou as deslocações...

Como ultima frase de um discurso, que já tínhamos achado nauseabundo e de mau gosto até ao momento, e virando-se para os alunos no meio do estádio, disse "Vocês, são a elite, e um país sem elite, é um país acefalo".

Foi nessa altura nos viramos um para o outro, eu e a minha irmã, espantados com o insulto directo a todos os que não são "Dr", a todas as pessoas inteligentes que nunca tiveram a OPORTUNIDADE de estudar... Ou nunca tiveram país "acefalos" que lhes pagassem os estudos...

A Igreja precisa de grandes reformas, e não é só a nivel moral, mas também a nivel etico e humano.

5 comentários:

João Roque disse...

Aqui há tempos lancei no meu blog, um texto bem diferente deste, mas que focava na mesma os "pecados" da Igreja; recordo-me que provocou um interessante debate de ideias, como sempre quando a religião, ou a política estão no cerne da questão.
Acerca do que dizes aqui, repito a minha opinião de então: não me reconheço nesta Igreja, embora seja crente; tenho é uma ligação directa a Cristo, sem passar por "intermediários", a tal Igreja...
Abraço.

Anónimo disse...

O bispo não é mais do que um arauto de uma mentalidade amesquinhada, tacanha, serôdia, nova-rica, arrogante e sem educação que já é relativamente comum em portugal. É um bispo. Pertence à Igreja, ok, devia ter mais responsabilidades e lucidez, mas podia ser um político, um cronista de jornal, um executivo, um opinion-maker ou um qualquer pato-bravo arrivista dos que campeiam actualmente na sociedade portuguesa. Ó Unfurry, estamos tão em bicos de pés e somos tão confrangedoramente ridículos!...

Tongzhi disse...

Palavras para quê?
Deus lhe perdoe que ele não sabe do que fala!!!!

paulo disse...

eu não posso concordar com o senhor! afinal, a elite é uma merda. talvez fosse isso o que ele quis chamar a todos esses recém-licenciados. o que é igualmente triste. ah, e não é só a igreja que precisa de grande reformas, nem tão-pouco só a católica!!!

TUSB disse...

quase que me esquecia de responder a estes comentários todos, mas aqui vaí!!!

Pinguim: Sou da tua opinião, acho que para seremos felizes temos de seguir a nossa própria filosofia de vida, como podemos ser felizes se seguimos preceitos religiosos, morais ou eticos que nada têm a ver conosco e que só existiam para as massas se submeterem a uns poucos...

Catatau: nem sei como é que querem "engariar" gente para as igrejas com discursos desses...

Tongzhi: A igreja como está é um insulto aos seus próprios principios...

Paulo: não, não é só a igreja, mas se reparares, a igreja é sempre a ultima a mudar, e só depois da vasta maioria das pessoas terem mudado de mentalidade... porque não se modernizarem por uma vez, no lugar de "seguir tendências"...