Este pequeno post vai servir para introduzir (quem não conhece) ao Go (碁 em japonês) ou Wéiqí(圍棋 em chinês), um jogo chinês cujo o primeiro registo aparece no ano 500 A.C., mesmo se a lenda diz que foi o imperador Yao (2337–2258 A.C) ao mandar um conselheiro inventar um jogo para o seu filho Danzhu, para lhe ensinar paciência, disciplina e concentração, que permitiu a sua aparição.
O jogo tornou-se o jogo da aristocracia, assim como dos generais chineses.
O General Guan Yu (160–219), a ter um braço tratado por envenenamento pelo médico Hua Tuo, enquanto jogava Go.
É um jogo de estratégia em que cada jogador põe, num tabuleiro com 19 riscas por 19, uma peça branca/preta a vez, e tenta expandir o seu território as custas do adversário, pondo as peças de maneira a não poderem ser capturadas e ao mesmo temp ao tentar infiltrar o espaço adversário.
Se estiverem interessados em saber mais aqui têm o link para a associação portuguesa de Go e/ou podem também jogar directamente na internet a partir do site KGS GO e utilizando o programa deles.
domingo, abril 27, 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
14 comentários:
Olá, antes de mais, muito obrigado pela visita ao meu blog. Infelizmente não tenho muito tempo para me dedicar mais a ele mas sempre que poder por aqui andarei!! Quanto ao jogo, já conhecia mas nunca joguei, e francamente eu acho que não teria paciência o único jogo de tabuleiro para mim é mesmo só o xadrez. Bem mais uma vez obrigado pela visita colega psi, voltarei mais vezes!
Abraço
Muita areia para a minha camioneta, amigo Swear.
Abraço.
Psimento: Obrigado a ti pela visita :D Eu prefiro o Go ao Xadrez mas realmente é tudo uma questão de gosto hehe
Abraço
Pinguim: naaaah, é muito simples de se aprender a jogar haha eu sou completamente a favor de jogos deste tipo, permite exercitar o cerebro :D
Ai rapaz, as coisas que tu descobres! Assim de repente, acho que estou sem tempo para jogos de paciência e estratégia! (falta de paciência? ou como disse o Pinguim: muita areia para a minha camioneta! :)
Abraço
Paulo: hehe, não pus aqui para todos começarem a jogar :D, mas pelo menos ficaram a conhecer possivelmente o jogo mais velho do mundo :D
Abraço
E daí é que provavelmente vem a lendária paciência chinesa! ;)
Catatau: não é preciso assim tanta paciência, de momento que o adversário seja rápido a jogar haha
Deve ser bem interessante. Embora, quando tenho tempo e paciencia, ainda nada destrona o xadrez. Mas, isto fica em lista...
Abraço
Ser paciente é uma virtude que só alguns têm.
Um abraço peludo!
Socrates: para mim, é bem mais interessante que o xadrez, com uma infinidade de possibilidades e de estratégias!
Sp: Isso é uma grande verdade :D
No ano passado organizei na minhas escola um dia do Jogo, integrado numa exposição sobre jogos que esteve patente no CCB.
Os jogos que tiveram mais participantes foi o Go e o Ouri.
Tongzhi: Sempre cheio de boas ideias, e vontade de as levar para a frente, parabens!
Da próxima vez que haja uma exposição dessas, deixa me um recado hehe
Também gosto de Mah-Jong, muito parecido com o Poker, mesmo que não saiba todas as combinações e regras :D
Eu também gosto de Mah-jong, tenho o jogo e durante muito tempo tive um grupo de amigos que jogava regularmente.
Quanto a outra iniciativa de jogos que faça, já sabes, estás convocado!!!
Tongzhi: Obrigado e lá estarei de certeza, eu gosto de jogos que puxem pela cabeça, e em que o factor sorte seja o menos relevante possivel
Enviar um comentário