quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Dar sangue

Ontem, na minha empresa promoveram uma iniciativa para dar sangue, visto eu ter um sangue raro "o rh.-" decidi ir dar. Tivemos numa primeira fase preencher um pequeno formulário com perguntas perfeitamente normais, suponho.
Se usamos drogas, se usamos medicamentos, se tivemos algum parceiro sexual novo nos últimos 6 meses, até pensei, wow nem uma pergunta discriminatória, estamos a ir no bom caminho.... enganava-me.
Depois de ter preenchido o papel tive consulta com o médico, enquanto me mediu a tensão foi me fazendo perguntas, claro que chegou a pergunta fatídica,´"já fez sexo com homens" (por estas palavras) ao qual respondi "sim", ele então fez uma cara de espanto quase cómica... Suponho que não sou o prototipo comum do homosexual com 1m89 e 115kg...
Enfim, ele disse me simplesmente que "pessoas como o senhor" não podem dar sangue, porque eles receberam directivas por fax do director do Instituto Português do Sangue como quem não podemos dar sangue devido ao risco acrescido que trazemos para as transfusões, pude ler o fax mesmo se de onde foi enviado e para quem foi enviado estavam passados a preto para não se ver.
Fui recusado a dar sangue porque vivo com um homem...
O antigo presidente do IPS mandou retirar do site a pergunta referente à homosexualidade masculina, mas nunca deu instruções tanto as instituições como aos hospitais, e pior, mandou cartas para cada um deles para lhes dizer que não podemos fazê-lo.
Isto quer dizer que se uma pessoa, ou eu, precisarmos de sangue O rh- e morrermos por escassez, pois só podemos receber desse sangue, o Sr. presidente do IPS vai lamentar o sucedido, e cuplar os portugueses que não querem dar sangue, e depois vai dormir calmamente enquanto que outros choram pelos familiares, amigos, companheiros...

9 comentários:

Tongzhi disse...

Confesso que não fazia ideia que agora era assim.
Dei muitas vezes sangue e nunca me fizeram essas perguntas.
Uma estupidez numa época em que o sangue é depois analisado, tratado, etc

Aequillibrium disse...

uma vergonha....

uma vergonha para a classe médica, e contra mim falo...

abraço

Graphic_Diary disse...

Ainda estou de boca aberta depois de ler esta tua experiência...
Não tenho mais nada a acrescentar, apenas o meu espanto.
Um abraço

Ben_santos disse...

Boa tarde,

vou deixar aqui um link, direccionado para uma petição online, para que os homossexuais possam dar sangue.

http://www.peticao.com.pt/doar-sangue

Obrigado

Ricardo disse...

Isto já se sabia, mas sempre que vos perguntem isso digam que não, mas o mais engraçado é que o numero de infectados com dst's tem diminuído muito na comunidade gay enquanto que na comunidade hetero tem aumentado muito. Mas de certa maneira é triste. Lamento que tenham te dito isso.

TUSB disse...

Tongzhi: Agora? acho que sempre foi assim, mas depende também um bocadinho do médico que faz as perguntas...

Aequillibrium: Há coisa boas e más entre todos os professionais e dentro de todas as areas... E existe outras tantas pessoas espectaculares.

Graphic_Diary: Espantoso mas verdade...

I' m a Saint: Assinada!!

Pata de Urso: Decidi não mentir mais a esse respeito, e alias eu não tenho que mentir, as coisas têm que mudar de outra maneira.
O problema não é me terem recusado o sangue mas perdemos todos nessa recusa, e quantos mais com sangue raro se terão eles dado ao luxo de recusar...

Luís Galego disse...

sem dúvida que há muito que evoluir...

ψ Psimento ψ disse...

OI eu também sou Rh -. Já ha muito que não dou sangue por outros motivos pessoas, mas a verdade é que sou dador. Tenho a dizer que sempre falei com o médico antes de ir dar sangue e ele nunca me fez essa pergunta. sempre referia relações sexuais independentemente de serem com homem ou mulher. Dou sempre no S.João e quando lá voltar, se me perguntarem eu vou responder a verdade...
Um abraço

ψ Psimento ψ disse...

* eu queria dizer ORh- Dador universal com orgulho XD