sábado, julho 16, 2011

Dieta x Exercicio

"Já" estou abaixo dos 100 quilos para 1m89, acabei de me pesar, e tenho 97 quilitos. Ainda é um peso consequente, mas isso quer dizer que perdi 30 quilos em dois anos, sem nutricionista, sem personal trainer, por mim mesmo.
Perdi muito tempo desses dois anos a errar, pois a Internet e revistas estão repletas de informações erradas, e só passado bastante tempo é que conseguimos ver a diferença entre artigos da tanga e artigos feitos por pessoas que sabem do que falam.
Para chegar onde cheguei hoje foi preciso interessar me por nutrição e exercício, e existe um vasto leque de informações erradas e que levam as pessoas a fazer as escolhas erradas, vou dar um exemplo:
Muita gente diz que para perder peso não se deve comer depois das 19h.... errado...
A balança até pode vos dizer que sim, mas o que perderam foi massa muscular, e é exactamente isso que não querem perder.
Vamos ver dois conceitos:

O primeiro é a fase catabólica do corpo, se não se comer durante entre 2-3 horas, o corpo entra na fase catabólica, em que pensa que está em penúria de alimentos e começa a armazenar gordura, a baixar o ritmo metabólico para gastar menos calorias, e a desfazer músculo pois esses são os maiores queimadores de calorias.
Ora, se não come nada desde as 19h até de manhã.... quantas horas em estado catabólico é que passou... quanto músculo terá sido destruído para perder o seu quilos?
Só por si, ter tecido muscular vai gastando mais calorias, se tem menos, gasta menos. Esta é a razão porque os nutricionista insistem que as pessoas têm de ter 6 pequenas refeições por dia.

O segundo conceito tem mesmo assim um bocadinho a ver com o primeiro:
Proteínas são obrigatórias para dietas, seja ela em batidos (whey) ou peixe, carne ou proteína de soja. Muita gente pensa que proteínas são anabolizantes, que batidos proteinicos são para fisioculturistas, e que fazem mal à saúde. Sem ser água, o nosso corpo é composto maioritariamente por proteínas, se fizer exercício e quiser ganhar algum músculo, vai ter de comer muito peixe e carne, ou beber batidos. Peixe e peitos de frango cozidos são o melhor que podem comer, a carne também é rica em colesterol e gorduras indesejáveis, mas a solução mais barata que o peixe e mais saudáveis que a carne serão os batidos mesmo.
Conforme os músculos vão crescer ao fazer exercício mais calorias o vosso corpo vai gastar no dia à dia, sem fazer nada.
Vão chegar a um ponto em que perdem peso a não fazer nada. E quando chegarem a esse ponto e à meta que se tinham dado, está na altura de equilibrarem a vossa dieta para manter o peso.

Já estou perto da minha meta, quando chegar lá posto fotos, tá prometido.

5 comentários:

João Roque disse...

Parabéns.
Gostaria de ter a tua força de vontade.

TUSB disse...

Não é bem força de vontade sabes, é mais saber que não tenho força de vontade, por isso escolhi um ginásio ao lado do emprego, assim posso sair do emprego e ir directo para lá... ao contrário de ir para casa buscar as coisas e já não sair... tb escolhi fazer outro desporto sem ser o ginásio, assim parece que o ginásio também tem um objectivo. O mais dificil foi tornar isto tudo num habito. Mas com o tempo torna se mais facil, mesmo se ainda tenho dias "não". haha
Abraço

ψ Psimento ψ disse...

Também me interesso muito por este tema devido à influencia do meu irmão que sendo heterossexual é muito mais preocupado com a aparência física que eu. Eu nas dietas e no exercício físico ainda TENTO acompanha-lo (embora ele seja muito mais magro e definido que eu), agora depilar o peito e as pernas já é game over para mim, ele que faça sozinho. Mas te-lo a puxar por mim é sempre uma ajuda porque raramente me apetece ir ao ginásio eheheh. Também é bom quando estou prestes a morfar um super bolo ou doce e ele me aparece a dizer: "Isso tem X calorias, vais precisar de X tempo na passadeira para abater isso". Costa também que Atum é mais um óptimo alimento para adquirir proteína.

F disse...

Parabéns pela tua força de vontade e pelas informações partilhadas. Se tiveres tempo vai partilhando mais, pois a internet é realmente um local com excesso de informação e alguma dela errada, assim ao partilhar as tuas experiências evitas que outros sigam os conselhos errados, que tu aprendeste por experiência e estudo!

TUSB disse...

Psimento: eu diria que ele ser heterosexual nada tem a ver com isso, há muitos homosexuais loucos pela sua aparencia. Depende da pessoa. E comer um bolo de vez em quando não te vai matar :D. Nunca comer nada de que gostas é que dá cabo de qualquer dieta, a longo prazo.

F: Vou tentar partilhar mais umas coisitas, tenho de pensar no que posso por aqui haha