domingo, agosto 24, 2008

Pic-Nic




Já que faltei ao pic-nic do pessoal fui a um pic-nic com o pessoal do meu emprego hoje, e fiz umas pataniscas, e ainda umas bolachas de queijo de cabra com tomilho, que já agora vou vos dar a receita

os ingredientes:
300g de farinha
100g de manteiga
300g de queijo de cabra para barrar ou "coisa parecida"
tomilho (à vontade, mas se não for bastante não vale a pena usar...)
sal e pimenta
e um pouco de água

Primeira coisa a fazer torrar a farinha, sim porque a farinha torrada muda completamente o sabor e a textura da bolacha, é só espalhar a farinha num tabuleiro revestido de alumínio, e por no forno a 160º durante 20 minutos. Deixar arrefecer.

Juntar a manteiga e misturar bem até obter uma massa de textura similar à areia grossa. Juntar então o queijo, o tomilho e temperar com o sal e pimenta (pouco ou nenhum sal visto o queijo já ser salgado), misturar tudo até obter uma massa homogénea, juntar entre uma a três colheres de sopa de agua, para a massa se tornar menos quebradiça, e misturar bem.

Fazer um rolo com a massa com à volta de 4-5 cm de diametro (não deve ser muito dificil de imaginar... haha), embrulhar em papel film ou aluminio e meter a repousar no frigorifico entre 2 horas a uma noite.

Depois basta cortar o rolo em fatias de 3 milimetros espalhar num tabuleiro com papel vegetal e meter no forno a 180º durante 13 minutos ou até ficarem dourados (se ficarem muito escuros vão ficar a saber a queimado visto a farinha já estar torrada por isso é melhor tira-los cedo que tarde).

Está feito, bom apetite.

(esta receita foi tirada e adaptada do site www.marmiton.com)

5 comentários:

João Roque disse...

Se faltas ao próximo pic-nic (sim, porque vai haver outro, não é Miguel?), e não levas essas pataniscas, cortamos relações, eh eh eh.
Eu estou a gozar pois sei que só não foste porque foi impossivel, e não por receio de apareceres; já estiveste no jantar e deste-te muito bem...
Abraço.

Special K disse...

Pataniscas, adoroooo!
agora bolachas de queijo de cabra nunca ouvi falar, fiquei curioso.
Um abraço gastronómico.

Socrates daSilva disse...

Promete, promete...

Vou fazer a experiencia!

Abraço!

Tongzhi disse...

Em vez de me meter a fazer as bolachas, que me parecem deliciosas, espero pelo próximo pic nic para as comer feitas pelo autor!!!
eh eh eh
Tás tramado... um diz mata e o outro ESFOLA!!!!!

TUSB disse...

Pinguim: o próximo não vou faltar de certeza!!!

Special K: logo provas a minha patanisca no próximo pic nic, aiii que isto tem quase teor pornográfico haha

Socrates: se experimentares, atenção com a cozedura, é a diferença entre ficarem deliciosos ou horriveis

Tongzhi: Eu vou ter todo o gosto em fazer bolachas para o pessoal no próximo picnic :D e não é preciso esfolar ninguém