quinta-feira, maio 29, 2008

Filmes maus de Livros bons

Em primeiro a minha maior desilusão no que respeita a livros passados para filmes...
Frankenstein da Mary Shelley, um livro fabuloso tão existencialista, terrivel e cheio de beleza, para mim um classico da literatura... o filme adivinhava-se grandioso, não seja o Francis Ford Coppola o realizador, e Robert de Niro no papel principal... Mas não, as actuações horriveis, combinadas com um guião duvidoso quase blasfemo, a falta de humanidade no filme contrastando com a humanidade do livro.
Quem teve esta visão do livro, não o leu certamente como era suposto...

Sofram aqui um bocadinho com o trailer... que já permite antever o que vem no filme.


Outro filme tirado de um livro, a Rainha dos Malditos, terceiro livro das Crónicas dos Vampiros de Anne Rice. O primeiro é bem conhecido e também foi passado para o cinema mas com sucesso "Entrevista com um vampiro".
O livro a Rainha dos Malditos, pode não ser o melhor livro do mundo, mas sendo uma obra grande, não faltavam explicações para tudo o que se passava no mesmo e o enredo estava bem desenvolvido...
O filme, pega na mesma história, mas consegue fazer o impossivel... que alguem que tenha lido o livro, não consiga perceber a história na mesma :D, enfim, este filme merece estar nos "filmes para esquecer" (futuramente num blogue de informação absolutamente inuteis, perto de si) mas como decidi fazer um post sobre filmes tirados de livros, cá está.

Não sei se vale a pena por estes trailers... mas cá vai...


Queria mencionar por ultimo o Eragon, o livro não foi mau, tenho de admitir que para o rapaz de 16 anos que o escreveu, foi um livro bem concebido, mesmo se muitas ideias foram claramente tiradas de aqui ou ali, é um livro facil de ler, e lê se com prazer.
O filme saído o ano passado ou há dois anos... consegue tirar o pouco de profundidade que o livro tinha, juntar efeitos especiais, e Tah Dah... um flop instantaneo... se houvesse um prémio para pior guião tirado de um livro, este estáva lá no topo. Mas enfim, sabemos que estamos mal quando o melhor actor de um filme é um dragão em imagens de sintese...

é o ultimo, pronto, não sofrem mais!

8 comentários:

João Roque disse...

Caro Swear
para mim já não são uma desilusão, pois já é normal.
Aceito que às vezes não é fácil adptar ao cinema um livro famoso, mas...
Há dois exemplos muito recentes de duas obras que foram "best sellers" e que desiludiram como filmes: "Código da Vinci" e "O perfume".
Houve que me lembre um filme que não me desiludiu em relação ao livro, e foi "O processo" de Orson Welles.
Abraço.

TUSB disse...

Pinguim: Nem me lembrei desses, mas tens toda a razão, já é normal o livro bom passar para filme mediocre.
Um que não me desiludiu foi quando passado para filme foi o "Bram Stoker's Dracula".

Catatau disse...

Sabes qual foi o único filme que não me desiludiu perante o livro? O Nome da Rosa. Gostei muito dos dois, embora preferisse que o filme fosse mais, hum... comprido (será por ter o Sean Connery, rsrsrsrs). ;D

Graphic_Diary disse...

Contrariando a opinião do amigo Pinguim, confesso que considero a passagem do maravilhoso "O Perfume - História de um assassino" para o grande écran um trabalho muito bem conseguido.
Casa dos Espíritos, da Allende, mais um a acrescentar à lista dos maus.
Adoraria ver "Cem Anos de Solidão" em filme, gostava de ver como se safaria o realizador!
Para breve teremos o "Blindness" de Fernando Meirelles (o mesmo realizador de Cidade de deus ou O Fiel Jardineiro, só para mencionar alguns), com a fantástica Julianne Moore e que foi baseado no "Ensaio sobre a Cegueira" do nosso Nobelado Saramago. Vamos ver!

TUSB disse...

Catatau: o nome da rosa é realmente fabuloso, mesmo se gostei mais do livro, gostei do filme, e sim o Sean Connery pode ter sido um dos argumentos a favor hahaha :D

Graphic_Diary: Não desgostei do filme o Perfume, mas o livro não sendo dos meus favoritos, prefiro não opinar haha, um livro que gostaria de ver em filme seria "A revolta das formigas" do Bernard Werber, escritor muito interessante.

Tongzhi disse...

Ainda está para vir o filme que eu goste, depois de ter lido o livro.
Como exemplo cito os já citados Nome da Rosa (e não tem nada a ver com o Sean Connery, rsrsrsrs) e o Código da Vinci

Anónimo disse...

Olá, pelo desculpa por fazer uma rectificação, mas o Frankenstein não é do Francis Coppola, o Dracula (que referes na resposta ao comentário do Pinguim) é que é. Concordo que o filme (do Kenneth Branagh, se não estou em erro) é muito mauzinho).
um abraço

TUSB disse...

Innersmile: tens toda a razão, é só apresentado pelo Francis, não prestei muita atenção ao que dizia no trailer ("enganadeiros" de crianças inocentes!!!), enfim, mesmo assim, continua muito mau :D
Abraço, e obrigado pela visita!