quarta-feira, maio 07, 2008

Michael Moorcock


Estamos nesta altura do mês, em que faço todos vocês bocejar de um ataque de tédio agudo, altura de falar de mais um dos meus escritores favoritos, Michael Moorcock (e não, não é pelo nome... mentes perversas haha).
Bastante conhecido pela a sua saga de Elric que já conta com quase 20 volumes se não me engano (os dois primeiros traduzidos para português recentemente), sem contar com as adaptações a BD pela DC entre outros.
Mas para quem não está muito afim de ler fantasia heroica, aliás todos deviam ler um dos melhores livros que ele escreveu "Eis o homem". Fala de um homem que quando se viu com a possibilidade de viajar no tempo decide ir conhecer Jesus... mas para seu espanto, Maria não passa de uma libertina, e Jesus de um deficiente. Ele decide então tomar a posição de Jesus, repetindo o que se lembra ter lido, juntando seguidores etc.... Um livro muito bem feito, que lhe mereceu o prémio nebula em 1967.

Michael Moorcock é também bastante conhecido pelas suas criticas a fantasia epica, e ao J.R.R Tolkien, comparando o Senhor dos Aneis e outros livros de fantasia "para criança" com o Winnie the pooh, e a sua abordagem antitecnológica e idealização da vida rural; sobre tudo no seu ensaio "Epic Pooh", preferindo escritores como Pratchett e Ursula K. Le Guin (de qual já falei há uns meses).

12 comentários:

João Roque disse...

Apesar do meu catolicismo não praticante, mas que foi uma das bases da minha educação, não me repugna, nem acho blasfemo, ler obras que subvertem os grandes dogmas dessa religião, como parece ser o livro "Eis o Homem" deste escritor, Michael Moorcock; para quem esteja interessado neste tipo de livros, aconselho vivamente a peça de teatro "O concílio dos deuses" de um autor italiano, cujo nome não recordo, infelizmente.
Abraço.

Anónimo disse...

Não aprecio o estilo. Eu é mais romance. :)

TUSB disse...

Pinguim: Tentarei procurar esse livro, e lê-lo mesmo se de momento ando com o tempo (muito) contado, ainda bem que te sentes insultado por este tipo de livros, alias só mostra grandeza de ser :D
Braços

Catatau: oh Catatau, claro que é um romance!! :D (pronto, já o podes ler :P )

Luís Galego disse...

simpatizo com este escritor britânico prolífico que se dedica à fantasia...foi bom (re)encontrá-lo aqui....um abraço!!!

TUSB disse...

Luís Galego: eu sabia que alguém havia de conhecer um escritor destes :D
abraços

Socrates daSilva disse...

Aqui está mais uma pérola de conhecimento para a minha saquinha. Gracias.
:-)
Abraço

SP disse...

per Déu!!!

:)

Special K disse...

Não conhecia este escritor com um nome tão sugestivo. Devo dizer que gosto destas obras de ficção que exploram os paradoxos das viagens no tempo. Jesus não existiu, foi um tipo que veio do futuro? Acho que este livro já está mesmo condenado às fogueiras da inquisição.
Um abraço.

TUSB disse...

Socrates: Espero que chegues a ler algum livro dele :D muito bom mesmo

SP: Se faz favor de ir ler o livro, já :D
grande abraço (já que não é peludo haha)

Special K: Gostava de ter visto a reacção da igreja quando este livro ganhou o prémio nebula em 1967 hahaha, deve ter sido uma comédia classica :D

Maria Oliveira disse...

Blog interessante pela informação literária que reune.

Parabéns!
Voltarei.
Abraço

Anónimo disse...

O Moorcock explica no posfácio que os cristãos europeus (em especial os britânicos) reagiram muito bem ao livro, e que este teve críticas muito positivas na imprensa religiosa. Já o mesmo não se pode dizer dos fundamentalistas americanos, que chegaram a ameaçar de morte o autor . . .

TUSB disse...

Paula:Obrigado pela visita!! seja sempre benvinda :D

anónimo: nada de surpreendente vindo de igrejas que usam de frases como "God hate fags" e "Thanks God for 9/11"