sábado, março 01, 2008

Arroz de Polvo

Hoje decidi dar vos uma receita de um prato que faz as crianças dizerem... ewwwww... tentaculos que nojo... mas de que nós os mais crescidos gostamos bastante, Arroz de Polvo.
Vão precisar de um pacote de vinho tinto, um polvo congelado ou não, arroz, cebola salsa, azeite, sal, pimenta, alho podem juntar ingredientes e especiarias como caril ou até tomate, mas eu gosto de simplificar e manter o sabor do polvo acima de tudo.
Primeira coisa... limpar o polvo se não vier limpo, e lava-lo. Lavem no mesmo que diga que já vem lavado na embalagem... (é como outras coisas que devem ser sempre lavadas antes de utilizadas haha) os tentaculos costumam vir(-se?) cheios de areia, a quem lhe tire a pele mas eu gosto do meu com pele (essas mentes perversas... sigh..).
Aquecer 1/4 de litro de vinho com 1/4 litro de agua, sal e meia cebola e juntar o polvo, não deixar o polvo cozer demais, a não ser que gostem de comer borracha, há gostos para tudo :D.
Fazer refogar a outra metade da cebola picada previamente em azeite, e juntar lhe o alho, quando o alho e a cebola estiverem dourados juntar lhe a salsa e misturar, juntar lhe o arroz (uma chavena bem cheia chega para um polvo) e mexer bem para o arroz absorver o azeite e o sabor da cebola e alho, juntar lhe o polvo previamente cortado em pedaços ao gosto de cada um, misturar.
Juntar lhe a agua/vinho onde cozeu o polvo, mais uma ou mais chavenas de agua (quente se possivel para não parar a cozedura).
Provar e ver se está bom de sal, juntar lhe o sal que falta e deixar cozer até o arroz estar bem cozido, se for necessário, juntar mais agua para o arroz não ficar sexo.. seco queria dizer...
E pronto, aquele bicho tentacular tornou se num prato delicioso.
(declino toda a responsabilidade em casos de envenenamentos e outras coisas do genero que podem surgir após o dito bicho)

Da proxima vez vou tentar trazer para aqui uma receita de viado... mas tenho medo das más linguas e das bocas sobre canibalismo lol

Sem comentários: