domingo, junho 08, 2008

Starmania - Monopolis

Uma das minhas musicas francesas favoritas vem do espectáculo Starmania que tem aparecido de 10 em 10 anos numa nova incarnação... Aqui está uma musica de 1978, cantada por Daniel Balavoine et Fabienne Thiebault, que fala de uma cidade moderna chamada Monopolis, a musica está longe de desactualizada, e acho uma letra espantosa, sem dizer nada de mal, instaura em nós tamanha tristesa... (enfin, falo por mim claro :D )



Monopolis (tradução made in TUSB)

De Nova Iorque a Tóquio,
Tudo está igual
Apanhamos os mesmos metros
Para os mesmos arredores
Todos em fila

Os néons da noite
Substituem o sol
E em todas as rádio
Ouve se a mesma musica
O dia é cinzento, a noite é azul

Nas cidades do ano 2000
A vida será muito mais facil
Teremos todos um numero nas costas
e uma estrela sobre a pele
Seguiremos alegremente o rebanho
Nas cidades, do ano 2000

Mirabelle ou Roissi
Tudo está igual
A volta da Terra
Apanhamos os mesmos aviões
Para ir onde o céu é azul
Quando já não soubermos
onde encontrar o sol
Então iremos até Marte ou Jupiter
Todos em fila

Nas cidades do ano 2000
A vida será muito mais facil
Teremos todos um numero nas costas
e uma estrela sobre a pele
Seguiremos alegremente o rebanho
Nas cidades, do ano 2000

Monopolis
Já não haverá estrangeiros
Seremos todos estrangeiros

Nas ruas de Monopolis
Andaremos de mãos dádas?
Como em 1980?

No meio de Monopolis
Quando os nossos filhos terão 20 anos
Nós seremos de outro tempo
Do tempo de antes de Monopolis

Vejo me sentado sobre um banco
Só, no meio de Monopolis.

9 comentários:

Special K disse...

Não conhecia a música mas é como tu dizes: A letra está sempre actual.
Um abraço.

Anónimo disse...

Olha, assim de momento, para cá do ano 2000, só vejo meia dúzia de fulanos - por sinal milionários - com um nº nas costas: estão a jogar à bola na Suíça!...

(É engraçado analisar as letras antigas que falam de um futuro ´que para nós já é passado.)

TUSB disse...

Catatau: Mas que boa observação haha realmente não tinha pensado nisso... Mas metaforicamente não estamos muito longe de cada um ter um numero nas costas... o que é a nossa conta bancária? e são muito poucos os que não seguem alegremente o rebanho, nem que seja para atirarem se para um poço...

Socrates daSilva disse...

Que triste a frieza das nossas conquistas civilizacionais...

Abraço

TUSB disse...

Socrates: qual será o equilibrio certo entre caos e ordem... ;)

Abraços

SP disse...

swear: devo-te tantas visitas e agora entrei no teu sítio e li tudo isto e fiquei assim preso aqui, sabes, aqui...

abraços!

TUSB disse...

sp: ainda bem que gostaste, esta é das minhas musicas favoritas, tanto a musica como a letra são para mim das mais lindas que há, não me canso de cantá-la/ouvi-la há já uns 20 anos :D

João Roque disse...

Começas a ser-me imprescindível na minha paixão pela música francesa!!!
Obrigado.
Abraço.

TUSB disse...

Obrigado Pinguim, fico comovido pelas palavras e pelo gosto que demonstras a vir aqui :D
Abraço