quinta-feira, maio 29, 2008

Filmes maus de Livros bons

Em primeiro a minha maior desilusão no que respeita a livros passados para filmes...
Frankenstein da Mary Shelley, um livro fabuloso tão existencialista, terrivel e cheio de beleza, para mim um classico da literatura... o filme adivinhava-se grandioso, não seja o Francis Ford Coppola o realizador, e Robert de Niro no papel principal... Mas não, as actuações horriveis, combinadas com um guião duvidoso quase blasfemo, a falta de humanidade no filme contrastando com a humanidade do livro.
Quem teve esta visão do livro, não o leu certamente como era suposto...

Sofram aqui um bocadinho com o trailer... que já permite antever o que vem no filme.


Outro filme tirado de um livro, a Rainha dos Malditos, terceiro livro das Crónicas dos Vampiros de Anne Rice. O primeiro é bem conhecido e também foi passado para o cinema mas com sucesso "Entrevista com um vampiro".
O livro a Rainha dos Malditos, pode não ser o melhor livro do mundo, mas sendo uma obra grande, não faltavam explicações para tudo o que se passava no mesmo e o enredo estava bem desenvolvido...
O filme, pega na mesma história, mas consegue fazer o impossivel... que alguem que tenha lido o livro, não consiga perceber a história na mesma :D, enfim, este filme merece estar nos "filmes para esquecer" (futuramente num blogue de informação absolutamente inuteis, perto de si) mas como decidi fazer um post sobre filmes tirados de livros, cá está.

Não sei se vale a pena por estes trailers... mas cá vai...


Queria mencionar por ultimo o Eragon, o livro não foi mau, tenho de admitir que para o rapaz de 16 anos que o escreveu, foi um livro bem concebido, mesmo se muitas ideias foram claramente tiradas de aqui ou ali, é um livro facil de ler, e lê se com prazer.
O filme saído o ano passado ou há dois anos... consegue tirar o pouco de profundidade que o livro tinha, juntar efeitos especiais, e Tah Dah... um flop instantaneo... se houvesse um prémio para pior guião tirado de um livro, este estáva lá no topo. Mas enfim, sabemos que estamos mal quando o melhor actor de um filme é um dragão em imagens de sintese...

é o ultimo, pronto, não sofrem mais!

quarta-feira, maio 28, 2008

Pequeno update sobre exames e assim

Os exames não revelaram nada, por um lado é bom, e por outro lado... continua com sintomas de alguma coisa, mas não sabem o que é... Mas porque enquanto já estou mais feliz :D

Filmes para rir

Este post é dedicado aqueles filmes que nunca deixam de nos fazer rir, visto já ter posto o trailer do "Bienvenue chez les Ch'tis" num post anterior, assim como já falei do "Priscilla Queen of the Desert" ou dos "Monty Python and the holy grail", já não restam muitas obras primas, mas um filme tenho de mencionar, o "Jantar de Palermas" (Diner de con), simplesmente divino.



E um classico do Mel Brooks, Spaceballs

segunda-feira, maio 26, 2008

Filmes para chorar

Todos nós temos de certeza um filme que nos toca, lá bem no fundo, e que por mais vezes que o vimos não conseguimos impedir uma pequena lágrima de nos escorrer pela face.
Para mim, são dois, o primeiro "Gorillas in the mist", a história de Dian Fossey, simplesmente dos filmes mais "underrated" de sempre, e com a Sigourney Weaver a mostrar que afinal sabe actuar! E que actuação.



O segundo é um filme de animação, e já que falei do "Totoro" num post mais antigo, vou referir "O tumulo dos pirilampos" (Grave of the Fireflies), mas nesse filme não me contentei com uma lagrima... chorei do principio ao fim haha (já sei já sei, não passo de um lamechas), enfim só quem ver o desenho animado é que me pode julgar... passado no japão, a história de duas crianças, durante a guerra do pacifico...
Lindo, arrepiante, horrivel e chocante, ainda não tive coragem para o ver uma segunda vez.

Les corons - Pierre Bachelet

Cá vai mais uma musica directamente tirada da minha infancia, vinda directamente do ensino primário Suiço, dum artista pouco conhecido Pierre Bachelet, assim como uma tradução made in TUSB pelo vosso caro anfitrião :D



Só há um problema, não conheço nenhuma tradução para corons, que eram as habitações unifamiliares estreitas com um pequeno jardim por trás que existiam nas "cidades mineiras" da segunda metade do seculo XIX, por isso usarei esse mesmo nome.

Ao norte, eram os corons
A terra, era o carvão
O céu, era o horizonte
Os homens, mineiros de fundo

As nossas janelas davam sobre janelas iguais
E a chuva molhava a minha mochila
E o meu pai quando voltava tinha os olhos tão azuis
Que pensava ver o céu azul
Decorava as lições, a cara contra o braço dele
Acho que estava orgulhoso de mi~m
Ele era generoso como os homens do campo
E devo-lhe o que sou hoje

Ao norte, eram os corons
A terra, era o carvão
O céu, era o horizonte
Os homens, mineiros de fundo

Era a minha infancia, e era feliz
No vapor das maquinas
E tinha montes de pedras em lugar de montanhas
De cima deles via o campo
O meu pai era "gueule noire" ("mineiro") como eram os seus pais
Minha mãe tinha os cabelos brancos
Eles eram da fossa, como se fossem de um país
Graças a eles, sei quem sou

Ao norte, eram os corons
A terra, era o carvão
O céu, era o horizonte
Os homens, mineiros de fundo

Havia na freguesia o dia da feira
Uma foto de Jean Jaures
E todos os copos de vinho eram diamantes rosas
Pousado sobre fundo de silica
Falavam de 36 e das bolsas de gás
Dos acidentes no fundo do buraco
Amavam o seu trabalho como se ama um país
É com eles que percebi

Ao norte, eram os corons
A terra, era o carvão
O céu, era o horizonte
Os homens, mineiros de fundo

quarta-feira, maio 21, 2008

Ainda ontem - Hier encore

Já que ando numa letargia crónica aguda cá vais mais uma tradução made in TUSB hehe
Uma das minhas musicas favoritas de Charles Aznavour, letra e musica fabulosa, como sempre nos habituou Charles...



Ontem ainda
Tinha vinte anos
Acariciava o tempo
E jogava da vida
Como jogamos do amor
Et vivia de noite
Sem contar com os dias
Que fugiam no tempo

Fiz tantos projectos
Que ficaram no ar
Criei tanta esperança
Que vi desaparecer
E fico perdido
Sem saber onde ir
Os olhos procurando o céu
Mas o coração subterrado

Ontem ainda
Tinha vinte anos
Gastava o tempo
Pensando pará-lo
E para o travar
Ou mesmo ultrapassar
Só fiz foi correr
E fiquei sem folego

Ignorando o passado
Conjugando no futuro
Antecedia por "eu"
Todas as conversações
Dava a minha opinião
E queria ter razões
Para criticar o mundo
Sem preocupação

Ainda ontem
Tinha vinte anos
Mas perdi o meu tempo
A fazer loucuras
Que não me deixam no fundo
Nada de concreto
Só umas rugas na testa
E o medo do tédio

Porque os meus amores morreram
Antes de existirem
Meus amigos partiram
E não voltarão
Por minha culpa fiz
O vazio a minha volta
Estraguei a minha vida
E a minha juventude

Do melhor e do pior
Deitando fora o melhor
Cristalisei os meus sorrisos
E congelei os meus choros
Onde estão agora
Os meus vinte anos?

terça-feira, maio 20, 2008

Update

Bem voltamos dos exames, e os senhores radiologistas disseram que "não dá para ver nada ainda", o que duvidei um bocado com o nervosismo, mudança comportamental antes e depois do exame, e o olhar a fugir para o canto inferior direito enquanto nos respondia... Enfim só no dia 27 é que estarão prontos e devidamente analisados, mais uma semana de espera... Tenho tanto trabalhos para fazer e não tenho tido paciência nenhuma para nada, parece que estou exausto a não fazer nada haha

Enfim, há uns dias vimos um filme francês excelente, e muito comico (e estamos a precisar de rir hehe), que aconselho a todos de verem, venceu o record de bilheteira do titanic na primeira semana na França, aqui vai o trailer de "Bienvenue chez les Ch'tis"



Já tenho mais umas fotos do meu gatinho (é das poucas coisas que me está a dar alguma alegria neste momento), tiradas essas quando tinha feito 3 semanas, há uns dias.





sábado, maio 10, 2008

Ausência prolongada...

Ultimamente não tenho tido tempo para vir aqui fazer os meus posts diários, bem estou a mentir, tenho tido tempo mas não tenho tido inspiração, ando (demasiado) preocupado com o meu marido, que vai fazer umas analises importantes (TACs...), a mando da médica dele, e que são só por elas próprias já (muito) assustadoras... Ainda bem que ele nunca vem ao meu blogue ou iria ficar danado comigo haha mas estão se me acabar as forças e só de despejar aqui isto já me sinto um bocadinho melhor... Enfin, análises são só análises... repito-me isso 500 vezes por dia... e estou sempre com um sorriso, mas... e se...
Pareço um tolo a chorar quando me apanho sozinho por uma coisa que não há de ser nada...

Não sei se vou manter este post aqui, não quero que ele veja isto mas ao mesmo tempo estava a precisar escreve-lo...

quarta-feira, maio 07, 2008

Michael Moorcock


Estamos nesta altura do mês, em que faço todos vocês bocejar de um ataque de tédio agudo, altura de falar de mais um dos meus escritores favoritos, Michael Moorcock (e não, não é pelo nome... mentes perversas haha).
Bastante conhecido pela a sua saga de Elric que já conta com quase 20 volumes se não me engano (os dois primeiros traduzidos para português recentemente), sem contar com as adaptações a BD pela DC entre outros.
Mas para quem não está muito afim de ler fantasia heroica, aliás todos deviam ler um dos melhores livros que ele escreveu "Eis o homem". Fala de um homem que quando se viu com a possibilidade de viajar no tempo decide ir conhecer Jesus... mas para seu espanto, Maria não passa de uma libertina, e Jesus de um deficiente. Ele decide então tomar a posição de Jesus, repetindo o que se lembra ter lido, juntando seguidores etc.... Um livro muito bem feito, que lhe mereceu o prémio nebula em 1967.

Michael Moorcock é também bastante conhecido pelas suas criticas a fantasia epica, e ao J.R.R Tolkien, comparando o Senhor dos Aneis e outros livros de fantasia "para criança" com o Winnie the pooh, e a sua abordagem antitecnológica e idealização da vida rural; sobre tudo no seu ensaio "Epic Pooh", preferindo escritores como Pratchett e Ursula K. Le Guin (de qual já falei há uns meses).

sábado, maio 03, 2008

Plus bleu que tes yeux

Cá está uma das minhas musicas favoritas de todos os tempos, um classico que Charles Aznavour escreveu especialmente para a Edith Piaf em 1951, mas não me consegui impedir de por aqui o dueto "virtual" dos dois grandes da musica francêsa lançado há poucos anos.



E uma tradução "livre" feita por mim. (espero que ninguem leve a mal, é quase um sacrilégio traduzir estas musicas haha)

Plus bleu que tes yeux

Mais azul que o azul dos teus olhos,
Não vejo nada mais belo,
Mesmo o azul dos céus.
Mais louro que os teus cabelos dourados
Não se pode imaginar,
Mesmo o louro do trigo.
Mais puro que o teu sopro tão suave,
O vento, mesmo no mês de Agosto,
Não pode ser tão suave.
Mais forte que o meu amor por ti,
O mar mesmo em furia,
Não se compara.
Mais azul que o azul dos teus olhos,
Não vejo nada mais belo,
Mesmo o azul dos céus.

Se um dia te fosses embora
E me deixasses,
O meu destino mudaria de repente
Completamente.

Mais cinzento que o cinzento da minha vida,
Nada seria mais cinzento,
Nem mesmo um céu de chuva.
Mais negro que o negro do meu coração,
A terra em pronfundidade
Não seria tão escura.
Mais vazio que os meus dias sem ti,
Nenhum poço sem fundo
Se compara.
Mais longo que a minha dor de amor,
Mesmo a eternidade,
Perto dele seria curta.
Mais cinzento que o cinzento da minha vida,
Nada seria mais cinzento,
Nem mesmo um céu de chuva.

Não deveriamos pensar, eu sei,
Nos dias de amanhã.
Para que serve nos complicarmos a vida
Se hoje...

Mais azul que o azul dos teus olhos,
Não vejo nada mais belo,
Mesmo o azul dos céus.
Mais louro que os teus cabelos dourados
Não se pode imaginar,
Mesmo o louro do trigo.
Mais puro que o teu sopro tão suave,
O vento, mesmo no mês de Agosto,
Não pode ser tão suave.
Mais forte que o meu amor por ti,
O mar mesmo em furia,
Não se compara.
Mais azul que o azul dos teus olhos,
Só vejo os sonhos
Que me trazem os teus olhos....

(talvez chame o meu gato de Bleu, já que é azul haha)

sexta-feira, maio 02, 2008

Gatos + Senhor dos Aneis = ???

Já que estou numa de gatos e de senhor dos aneis (ver posts anteriores) era impossivel não por aqui este poema de J.R.R Tolkien.


Cat

The fat cat on the mat
may seem to dream
of nice mice that suffice
for him, or cream;
but he free, maybe,
walks in thought
unbowed, proud, where loud
roared and fought
his kin, lean and slim,
or deep in den
in the East feasted on beasts
and tender men.
The giant lion with iron
claw in paw,
and huge ruthless tooth
in gory jaw;
the pard dark-starred,
fleet upon feet,
that oft soft from aloft
leaps upon his meat
where woods loom in gloom
far now they be,
fierce and free,
and tamed is he;
but fat cat on the mat
kept as a pet
he does not forget.

J.R.R Tolkien


E já agora, a acompanhar, uma fotografia de um especimen puro de gato persa contemporânio.

quinta-feira, maio 01, 2008

Ensinar os gatos a ir a sanita

Encontrei um site onde se pode comprar um kit para ensinar os gatos a irem fazer as suas necessidades na sanita!!! Agora só fica a duvida, será que funciona mesmo... mas por 30$ até me dá vontade de comprar hahah!
www.citikitty.com