quinta-feira, abril 24, 2008

Barbara

A Barbara é a minha cantora preferida, se fosse para uma ilha deserta e só podesse levar um album de qualquer musico, escolheria sem duvida o Pantin 81 da Barbara, para espanto da maioria das pessoas que conheço haha (metaleiros e afins haha)
E ela tinha me saido completamente da cabeça, não fosse o Manuel a relembrar me a minha cantora favorita haha, enfim, tem uma presença... e muita gente não sabe que a própria Barbara escrevia a maior parte das suas canções.
É uma senhora muitas vezes esquecida da musica francesa, e tem tantas musicas fantasticas, até é dificil escolher.
Vou por aqui duas a mais curtinha em primeiro, para não pesar muito nos que podem não apreciar :D



Tenho pena esta segunda ter pior qualidade, porque a musica e letras são lindas...

16 comentários:

Tongzhi disse...

Que vergonha... não conhecia!
Eu e a música francesa não somos muito chegados. O que ouvi, gostei. Vou tentar sacar o album que falas!

TUSB disse...

Tongzhi: Não é preciso ter vergonha, nem nos paises francofonos é assim tão conhecida.
Talvez esse album não seja o melhor para ouvir Barbara pela primeira vez, porque em 81 já pouco da voz dela restava... eu gosto na mesma desse album pela emoção com que canta (ou tenta..) mesmo assim, pelas letras que já ouvi vezes sem conta, porque é ao vivo, e porque canta todos os sucessos para um publico fabuloso.
Abraço

João Roque disse...

Caro Swear
como habitualmente, gosto imenso da música francesa que aqui vens divulgando. Barbara é realmente um caso à parte, ois além de uma bela voz e das belas canções (a segunda é maravilhosa), ela "interpreta-as de uma forma fabulosa; basta ver os olhares dela a seguirem o poema...
E, há outra coisa, aquele rosto e penteado tipicamente franceses dos anos 60/70, que delícia...(só os reencontro na Zizi J.)
Abraço.

TUSB disse...

Pinguim: Obrigado, haja uma pessoa que goste do que aqui ponho haha, a minha cara metade foge a sete pés quando ponho Barbara... bem não pode agradar a todos haha
E ao contrário de muitos cantores da epoca, ela utilizava as camaras como instrumentos, no lugar de só recitar/cantar.
Abraço

Anónimo disse...

Bem... não tem muito a ver com o meu gosto, mas fica o conhecimento (o que já não é mau). :)

Socrates daSilva disse...

Temos que ter sempre os horizontes musicais bem abertos (espero que não me metas musica do Tony Carreira & Companhia, senão esta minha máxima vai por água abaixo...)
Abraço

TUSB disse...

Catatau: não se pode gostar de tudo, o mundo seria muito cinzento se todos gostassemos do mesmo :D
abraço :D

TUSB disse...

Socrates: haha podes estar descansado que coisas dessas não entram no meu blog :D , mas tenho neste blog (em posts anteriores) musicas dos DragonForce... por isso ainda posso arranjar algo de que não gostes hahaha :D

SP disse...

:)

um simples bilhete, pois!

TUSB disse...

sp: naaaah tadinha da Barbara, já morreu há tantos anos, não há mais bilhetes (agora sou eu que me faço de desentendido :P )

Special K disse...

Música de desenhos animados, fugas de Bach em acordeão, e finalmente um dos grandes nomes esquecidos da canção francesa. Estou a gostar da tua musicalidade.
Um abraço.

TUSB disse...

A musica sempre teve uma grande importancia para mim, que seja em filmes, desenhos ou mesmo só para ouvir casualmente :D mas para mim, é preciso que tenha uma letra decente, musicas dos "Xutos" com letras do genero "vou tirando fotocópias..." simplesmente não dá.
E é por isso que gosto de musica francesa antiga, ou portuguesa desde que tenha uma mensagem, musicas com letras do Ary dos Santos por exemplo :D
A musica classica não precisa de letra obviamente, os instrumentos vão contando a história :D
Abraços

Manuel Braga Serrano disse...

Barbara � barbara... eu tb n vou � bola com a musica francesa, ali�s, com os franceses, tirando os gajos da bretanha - mas esses sao tudo menos franceses. Descobri a Barbara atrav�s do Benjamin Biolay, que � das poucas coisas que vou ouvindo, e ela ficou-me sp na cachim�nia.. e depois olha que belas can�es para um travesti?!! :-)

Luís Galego disse...

recordo-me que no ML, depois do jantar, referias a pouca cultura musical que existe em Portugal ao nível do conhecimento da música francofona, mormente ao nível das canções de intervenção. Penso que e com pena que tens razão.

Esta cantora, não sendo propriamente de intervenção, é absolutamente recomendável....

TUSB disse...

Manuel: Ainda bem... que pouca gente conhece a Barbara, para mim as musicas dela foram escritas por ela e para ela cantar... são parte da vida dela, e é quase profano mexerem lhe haha

Luís Galego: Referia me não só a musica francesa, mas a toda a musica de intervenção, como sublinhei num post anterior, temos tanta musica portuguesa de intervenção (ou não) com letras lindas... e o que se aprende é... "atirei o pau ao gato", não que seja contra musicas mais engraçadas, mas tem que haver um equilibrio :D

paulo disse...

Engraçado, não gosto por aí além da Barbara. Mea culpa! Mas deve ser por isso que o mundo avança: por haver gostos tão diversos.
Abraços