quarta-feira, abril 16, 2008

Chanson pour l'auvergnat - Georges Brassens

Cá está uma das canções que aprendiamos na escola na Suiça nos anos 80, não tenho a certeza absoluta mas tenho impressão que cá, pelo pouco ensino (só do 10º ano para cima) que tive em Portugal, não ensinam musica com este tipo de teor politico, e de espirito revolucionista, é uma pena não se aprender musicas como o "Joaquim da Silva" da Ermelinda Duarte e outras de José Afonso assim como Paulo de Carvalho e tantos outros, na escola, se não fosse a minha metade, nem eu conhecia essas musicas importantes para a história do meu próprio pais... (mas eu tenho (quase) uma desculpa haha)
Acho que era importante aprender-se esse tipo de musica na escola, pelo menos é o tipo de musica que nos ensinavam lá... "Le petit cheval", "Chanson pour l'auvergnat", e outras "mort les enfants" do Renaud...
Isto não é nada contra os professores, é mas contra os programas do Ministério da Educação, eles parecem mais interessados em criar rebanhos de idiotas facilmente controláveis, do que criar individuos com personalidade e individualidade.

Enfim, posso estar enganado, é só mais uma opinião de quem nada percebe de ensino..

6 comentários:

Special K disse...

Meu amigo, o ensino da música nas escolas sempre foi muito fraquito. Se este tipo de música nunca foi ensinado nas escolas nunca mais o será.
Até o 25 de Abril parece ser passou a ser celebrado com constrangimentos como se fosse uma coisa exclusiva lá dos "comunas".
Um abraço.

TUSB disse...

Special K: concordo contigo, e acho que muitas pessoas confundem hinos à liberdade com comunismo, e isso pode ser um factor, mas os nossos ministérios têm o dever de escolher programas que incluam cultura... e também tem o dever de não cair nesse "senso comum"... mas como já disse, não lhes deve interessar...

João Roque disse...

Não conhecia esta canção do Brassens e ainda bem que a partilhaste.
Quanto à música nas escolas portuguesas, quando eu era miúdo (primeiros anos do secundário) havia uma disciplina chamada Canto Coral e o velho professor Soares ensinava-nos uma canção da Mocidade Portuguesa, que começava assim: "minhas velhas botas cardadas, caminhando horas sem fim..."
Que tristeza!
Abraço.

TUSB disse...

A maior parte das musicas que cantavamos na escola eram de Brassens, por isso têm um especial carinho para mim.
abraços!

Tongzhi disse...

O Special k já disse tudo. Nas nossas escolas, embora no 2º ciclo haja a disciplina de Educação musical, pouco ou nada aprendem com isso.

TUSB disse...

Tongzhi: acaba por ser um bocado triste, gerações a perderem esse bocado de cultura