sexta-feira, abril 18, 2008

Casamento homosexual no Uruguai


O Uruguai tornou-se a primeira nação da america latina a "casar" um casal homosexual na passada quinta-feira, depois da lei ter entrado em vigor no inicio do ano.
Mesmo com o nome de união, e não de casamento, confere exactamente os mesmos direitos aos dos casados a qualquer casal que viva junto há mais de 5 anos. fonte.

Ainda não é bem igualdade, porque qualquer casal heterosexual pode casar quando quer, mas comparado com Portugal, eles já vão à frente...
Será que temos de ficar para trás em tudo o que é direitos humanos e não só...?
Será que temos de estar sempre na cauda... não sei como é que ainda não tenho vergonha de ser português... odeio estar em ultimo, quanto mais o meu país e a propósito dos meus direitos!!

4 comentários:

João Roque disse...

Amigo Swear
fico satisfeito com esse progresso, mas duvido que num âmbito mais geral, no Uruguai estejam mais avançados que nós; aqui há tempos troquei uns mails com um amigo uruguaio e a situação que ele contava do país era péssima; tanto que acabou por emigrar para a Austrália.
Abraço.

TUSB disse...

Pinguim: não duvido que a situação lá esteja mesmo má, em termos de condenação social, desigualdade e intolerancia, mas pelo menos o governo deles fez um passo no bom sentido... os nossos vizinhos podem casar... e nós temos uma união de facto que mais parece uma piáda má, e o governo nem pega no assunto...

Special K disse...

É mesmo de admirar, tenho acompanhado a situação da América Latina e apesar de terem muitos homossexuais é uma sociedade muito machista e homofóbica. Quanto à questão dos direitos humanos, é triste ficarmos para trás. Lembro que estivemos entre os primeiros na abolição da escravatura e da pena de morte.
Um abraço.

TUSB disse...

Special K: é tão triste termos nos tornado num país retrograda, em poucos anos...
Braços